Inconsciente: Perspectivas Filosóficas e Psicanalíticas O estudo do inconsciente tem sido uma das áreas mais fascinantes e complexas da filosofia e da psicologia. Desde os tempos antigos, filósofos têm contemplado a natureza oculta da mente humana, enquanto a psicanálise, especialmente através dos trabalhos de Sigmund Freud e outros psicanalistas contemporâneos, tem lançado luz sobre as camadas profundas da psique humana. Este breve texto visa explorar essas perspectivas, desde os fundamentos filosóficos até as contribuições contemporâneas da psicanálise, incluindo importantes figuras brasileiras nesse campo. Filosofia e o Inconsciente A investigação filosófica sobre o inconsciente remonta aos tempos antigos, com Platão sugerindo a existência de uma alma dividida em camadas, algumas das quais permanecem inacessíveis à consciência. Aristóteles, por sua vez, discutiu o papel dos sonhos como reveladores de desejos e preocupações ocultas. No entanto, foi com a ascensão da psicanálise qu
Abaixo, uma análise da obra "Pinóquio às avessas", de Rubem Alves a partir de três das cinco abordagens teóricas do ensino-aprendizagem propostos por Mizukami (2013). O primeiro capítulo é teórico e consiste no encadeamento de ideias chaves que visam esclarecer a estrutura que compõe cada teoria dentro de um modelo pedagógico e epistemológico. Apesar da vasta bibliografia consultada, centralizamos a pesquisa nos conceitos propostos por Mizukami (2013) na obra “Ensino: as abordagens do processo”. No segundo capítulo elencamos alguns trechos da obra literária que ensejam sobre os modelos de abordagens propostos pela autora -- a abordagem tradicional, a abordagem comportamental e a abordagem humanista. Por fim, nas considerações finais iremos ressaltar as características de cada abordagem, comparando-as e colocando-as no tempo presente. Avaliamos os pontos positivos e negativos de cada, refletindo sobre o impacto de cada modelo na formação escolar de crianças e adolescentes. Ca
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