Mauro Hegenberg vem estudando e praticando a Psicoterapia Breve há muitos anos. Ele tem sido um dos profissionais responsáveis pelo seu uso em instituições públicas, além de ter ensinado essa modalidade de trabalho clínico para muitos profissionais no campo da saúde mental.
Mauro Hegenberg é detentor de um saber respeitável nessa área e vem agora nos ofertar esse livro, que é resultado de suas reflexões e pesquisas com a prática da Psicoterapia Breve.
Esse trabalho é muito bem-vindo, para auxiliar aqueles que se deparam com a necessidade de adentrar-se no campo da Psicoterapia Breve e que vêem nela uma possibilidade legítima de intervenção clínica. Uma grande qualidade desse livro é o fato de Mauro abordar o tema com sua peculiar didática, tornando o texto mais palatável, mesmo abordando conceitos complexos que norteiam essa modalidade de atendimento clínico.
O texto possibilita que compreendamos a Psicoterapia Breve não só como uma prática que auxilia no tratamento dos sofrimentos psíquicos do paciente, mas também como um modo de se estar eticamente posicionado diante dele.
O atendimento clínico adequado ao paciente, ao mesmo tempo em que lhe ajuda a superação de sofrimentos paralisadores, lhe dá, também, a oportunidade de encontrar ou reencontrar o olhar que lhe devolva a dignidade necessária ao seu percurso pela existência. Convido o leitor à percorrer o texto, certo de que encontrará reflexões fecundas para o exercício da psicoterapia em instituição ou consultório particular.
Comentários
Postar um comentário